quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Novo ano lectivo II

Fomos hoje à apresentação na escola da Camila. Tivemos uma sessão de boas vindas aos pais e novos alunos em que nos mostraram a escola e nos explicaram o funcionamento dos vários serviços lá existentes (refeitório, bar dos alunos, secretaria, biblioteca). De seguida tivemos a apresentação com a directora de turma da Camila onde tivemos conhecimento de regras da escola e do funcionamento em geral da escola e das aulas. Recebemos a lista do material a comprar para cada uma das disciplinas e foi nisto que se passou a manhã. A Camila estava bastante satisfeita porque ficou na turma com a maior parte dos seus amigos e aqui a mãe dela satisfeita porque a turma dela ficou com o horário da manhã, o que facilita bastante para levar todos à escola e ir buscar na hora de almoço e apanhá-los à hora de saída. É menos uma coisa com que me preocupar.

As aulas começam a sério na segunda feira sendo que segunda tenho a apresentação da Beatriz. Mas no caso da Beatriz já sabemos que a turma se mantém, com excepção de algum aluno novo que se tenha inscrito, e a professora é a mesma do ano passado.

Quanto ao senhor Tomás, tem ficado muito bem na escola, acorda de manhã sempre bem disposto e cheio de vontade de ir para a escola. Gosta bastante da sala nova e de todas as actividades novas que lá existem.

Já o Eduardo e o Gabriel são uma história completamente diferente... Tem sido um pesadelo. Choram para ir dormir de noite, acordam imensas vezes de noite (mais o Gabriel que o Eduardo) e só tornam a dormir quando os colocamos na nossa cama ou quando um de nos se deita na cama deles, fazem uma birra inimaginável para sairem da cama de manhã, fazê-los tomar o pequeno almoço é praticamente impossivel e para entrar no carro é outra pequena grande luta. Vão o caminho todo naquela sinfonia de choro e tenho, literalmente, de os arrastar para entrarem na escola. Está a ser mesmo muito complicado para eles adaptarem-se à escolinha e começo a pensar que talvez tenha sido uma má ideia esta. Se nesta semana que têm ido só 2 horinhas de manhã e tenho ficado sempre lá por perto deles, que eles não me largam as saias, tem sido esta luta, nem quero imaginar como vai ser para a semana quando eu já não ficar por perto. Tenho sempre a esperança que eles se comecem a adaptar muito em breve, até porque eu não vou aguentar muitos mais dias vê-los a chorar daquela maneira sentida e a pedirem para irmos embora sem chorar também e sem os pegar ao colo para nos irmos embora (sim que isto de deixar os nossos filhos na escola a chorar não se torna mais fácil mesmo quando já o fizemos com 3 antes).A ver vamos o que vai acontecer na próxima semana...

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Novo ano lectivo

Na terça feira,foi o recomeço da terapia da fala para o Eduardo e o Gabriel e não podia ter corrido pior. Muito choro, muito grito, muito espernear e nenhuma cooperação por parte dos dois. Estava à espera que fosse complicado, que eles entrassem timidos e demorassem a ambientar-se mas só isso, mas nunca imaginei que reagissem como reagiram. E esta reacção faz-me ficar ainda mais de pé atrás com a nossa decisão de os meter na escolinha este ano. Eles não se mostram nada contentes com a ideia de ir para a escola. Sei que em grande parte se deve ao facto de desde sempre terem ficado comigo em casa. Sei também que eles fizeram muitos progressos no que se refere à capacidade de comunicação (que era algo que nos faziamos questão que acontecesse antes de os inscrevermos na escola) e que neste momento já são capazes de se fazer entender na maioria das vezes mas tenho receio que seja um passo para o qual eles não estão ainda preparados, que as educadoras não os consigam entender e eles se sintam mal com isso e que, tendo algum problema, não se consigam fazer entender e o problema se torne maior. São certamente duvidas sem fundamento mas é o que se passa na minha cabeça neste momento... Amanhã vamos até à escolinha com os gémeos falar com a directora e com as educadoras, ver como eles reagem e ver se é a melhor decisão, a de os levar para a escola este ano.

Ainda no assunto escola... Já chegaram os livros da Camila e da Beatriz (que arrombo que foi na conta bancária e ainda faltam as mochilas e o material que os professores vão pedir, mais a roupa de inverno). Elas já andaram a folhear os livros e a travar conhecimento com as materias, estão entusiasmadas por começar as aulas. E começam no dia 17 deste mês. Para a Camila é um ano de mudanças, já que o 5º ano é bastante diferente da primária mas estamos a contar que ela se adapte bem e que continue boa aluna; deixa também de estar na mesma escola que a Beatriz. O Tomás começa no dia 10 a ir à escola e está todo contente porque este ano são os mais velhos da escola e porque já não há sesta para ninguém. Entretanto fomos inscrever a Camila e a Beatriz no hip-hop, o Tomás e a Beatriz na equipa de futebol e o Gabriel e o Eduardo na natação mas como ainda não sei o horário da Camila, ainda está tudo meio no ar. Espero que o horário dela seja bom, de preferencia da parte da manhã para ser mais facil de conciliar com os horários dos irmãos. Mas a ver vamos...

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Das férias II

A melhor compra das ferias foram os camaroeiros que comprámos para os miudos. Nunca pensei que eles lhes dessem tanto uso mas o que é certo é que serviram para muitas coisas diferentes: para apanhar peixes no rio, para apanhar caranguejos, moscas, apanhar gafanhotos e até um louva-a-deus! O tempo que eles se aguentavam à procura dos bichos para os apanharem, nunca pensei, e no final da brincadeira acabavam por soltar sempre os bichinhos.

Foram 1€50 (x3) muito bem gastos. As crianças são faceis de contentar, felizmente.

Claro que não serviram só para coisas boas, também serviram "de arma de guerra" no meio de algumas pequenas zangas entre as crianças mas nada que nos tenha obrigado a esconder os ditos.

Das férias

Não que assim contado tenha muita graça, que não tem. Teve graça foi no momento e o ar dela ao dizer mas mesmo assim, aqui fica o relato.

Num dos dias em que decidimos fazer um almoço de piquenique, calhou passarmos por umas esplanadas de uns restaurantes na hora de almoço, enquanto andávamos a passear (ou a derreter com o calor). A Beatriz ia ao meu lado. Olha para o lado e vê um grande prato de batatas fritas e com um ar muito desolado vira-se para mim e diz "Grande prato de batatas fritas que aqueles têm e eu vou ter de comer uma sandes!"


Criança sofre!

domingo, 2 de setembro de 2007

8 anos

Beatriz,

há 8 anos juntaste-te a mim, ao teu pai e à tua irmã e imediatamente tornámo-nos uma familia (ainda) mais completa. É dificil pensar que já se passaram 8 anos desde esse dia. Há momentos em que eu penso que te conheço de toda a vida e outros em que penso "mas quem és tu?" e mal consigo acreditar que estás conosco há tanto tempo. Aprendo um bocadinho mais sobre ti a cada dia que passa e a cada dia que passa tu ensinas-me um pouco sobre mim.

És uma menina maravilhosa- e não por algo que o teu pai ou eu possamos ter feito, vem mesmo de ti. És uma criança segura de ti mesma, determinada e teimosa. Por vezes temos de nos forçar a lembrar que só tens 8 anos quando confrontados com a tua maturidade, o teu sentido de responsabilidade, o uso de palavras e expressões que a maioria das crianças da tua idade desconhece e não emprega. Nestas alturas sinto receio de que, de alguma forma, te tenhamos forçado a crescer demasiado depressa e que percas cedo demais o teu lado de menina. Mas depois, tão depressa como a duvida vem, passa, ao olhar para ti a brincar com as tuas bonecas e ao ver o sorriso nos teus olhos ou quando vens ter conosco e nos pedes um miminho. A tua versatilidade de tão depressa andares a correr atrás de uma bola ou a jogar aos berlindes como logo a seguir estares sossegada a brincar com bonecas ou com loucinhas é algo que me fascina. Como consegues tu gostar de coisas tão diferentes e integrá-las na tua vida e maneira de ser de forma tão fácil e natural?

Hoje, um dia cheio de sol e de calor, a tua festa de anos. Mais sorte do que no ano passado, mais amigas tuas já voltaram de férias e vieram partilhar contigo o teu dia. Adultos e crianças com quem partilhas o teu entusiasmo para com a vida e a felicidade que te está espelhada nos olhos, no sorriso, no rosto e nas gargalhadas. A tua energia e alegria são, sem sombra de duvida, contagiantes.

Tu, tal como todos os teus irmãos, és uma parte de todas as partes do meu ser. Feliz aniversário Beatriz!

Amo-te muito,
Mãe.

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

De volta!

Estamos de volta das nossas férias.

Foram umas ferias muito boas, com muitos passeios, muitos jogos e muita brincadeira. Fez-lhes bem a eles (miudos) e a nós. Soube mesmo muito bem o descanso que fomos conseguindo ter quando os miudos se ocupavam a brincar uns com os outros sem necessitarem da nossa intervenção. E lá saboreámos o silêncio muitas vezes apenas quebrado pelo riso ou exclamações de felicidade dos miudos. Como começa a ser da praxe, nas nossas férias há sempre alguém que tem de visitar o hospital. Este ano não foi excepção e lá fomos nós, não uma, mas duas vezes ao centro de saude/ hospital. A primeira ida calhou à pobre da Beatriz que foi picada por uma melga no olho (com tanto sitio para picar e o raio da melga foi logo escolher o olho), acordou de manhã com o olho tão inchado que nem abria. Lá teve de ir ao médico para lhe serem receitadas umas gotas e uma pomada. Ainda andou uns 3 dias com o olho bem marcado. O Eduardo foi o infeliz contemplado com a segunda visita ao hospital, uma cabeçada no chão que fez um barulho tão grande que deve ter sido ouvida aqui. Fez um galo enorme, mesmo com gelo feito logo de seguida à queda e começou a vomitar, aqui não pensámos duas vezes e lá fomos nós fazer uma visita ao hospital. Felizmente nada de traumatismo craneano e lá deu para prosseguir as ferias e continuar a aproveitar ao máximo.

O dia de aniversário do Eduardo e do Gabriel foi muito bem passado, com um almoço de piquenique que estava delicioso, um bolo (delicioso) para se cantar os parabéns e muita, muita diversão. Até teve direito a um jogo de futebol: rapazes contra raparigas! Adivinhem lá quem ganhou! As raparigas, claro!

Agora vem a parte menos boa... Lavar e passar a ferro a quantidade enorme de roupa suja, mas bem suja mesmo. Assim que tiver esta tarefa mais ou menos despachada meto em dia as visitas.