segunda-feira, 12 de setembro de 2011

1º dia de aulas

A manhã começou com alguns resmungos dos meninos quando fui abrir a janela do quarto deles e a luz começou a entrar. Queriam dormir mais um pouco, porque ainda era cedo e era injusto começarem a escola e as irmãs não. Passado o mau acordar lá desceram, ainda meio ensonados mas entusiasmados, para tomar o pequeno almoço. A Concha por seu lado, acordou sem dificuldades e contente por ter chegado o dia de ir para a escola.

Deixámos os meninos na escola primeiro, quase sem direito a beijinhos de bom primeiro dia de aulas, já que rapidamente se apressaram para ir ao encontro dos colegas que já se avistavam no pátio da escola. Em seguida lá fomos nós para a escola da Concha. Pelo caminho ia muito animada, a conversar com as irmãs. Quando saímos do carro demos de caras com uma cena típica de um primeiro dia de escola, uma mãe a tentar tirar o filho em prantos de dentro do carro. Entrando no portão, mais uma criança a chorar ao colo do pai. Vimos a Concha ficar com um ar sério e começo a pensar que não tarda muito sou eu a ter a miúda ao colo a chorar e a não querer ficar na escola. Dissemos-lhe que eram meninos que ainda não sabiam como é giro e divertido ir para a escola e por isso mesmo estavam tristes. Pareceu ficar convencida até que, ao chegarmos à sala dela, damos com um cenário parecido com o visto lá fora, mais meninos na sala a chorar. Começou a ficar encolhida atrás das irmãs e já nem quis dizer olá à educadora. Já me estava mesmo a ver a ir embora de coração partido por a deixar triste no seu primeiro dia de sempre de escola. Mas nisto as irmãs foram, a convite da educadora, entrando com ela na sala e falando com ela, o que ajudou a que se começasse a abstrair do choro em volta e lá cumprimentou a educadora. Feitas as apresentações, a mochila arrumada no cabide e o espaço reconhecido, despedimo-nos dela. Recebemos e tivemos de dar muitos beijinhos até ela deixar que nos viessemos embora. Não ficou com o ar mais feliz do mundo mas pelo menos não ficou a chorar.

Fomos buscá-la logo após o almoço e estava contente, almoçou bem e passou bem a manhã. Os miúdos também tiveram um bom primeiro dia, vinham contentes e cheios de novidades para contar.

Quinta-feira é a vez das mais velhas começarem a escola.

5 comentários:

gaiatA disse...

Ainda bem que conseguiram deixar a Concha a brincar :) é um b0m começo!

E agora, que comecem mto bem, as tuas meninas mais crescidas :)

Uma beijoca nossa *

Mónica disse...

Boa! é tão bom quando ficam bem :)
Beijocas

Mãe(q.b.) ao quadrado disse...

Isto há que levar as coisas na boa, porque eles tb sentem qd estamos nervosas... ainda bem que ela ficou bem, quinta tb é o 1º dia do meu na primária, o piqueko já lá anda no infantário.

ai como as mães sofrem nestes dias :S

Mónica disse...

É sempre complicado começar, mas ainda bem que a Concha não chorou ;)

Sofia disse...

Que bom vir ao seu blog e ler historias do vosso dia-a-dia com mais frequência!
Muitos parabéns pela família linda que tem, pela coragem de constituir uma família tão grande.
É bom lê-la.
Um beijinho,
Sofia