terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Menarca I

Final da manhã, estava eu muito sossegada a fazer as minhas coisas quando ouço o telefone tocar. Um número que eu não conheço e o meu coração fica logo em sobressalto. Atendo e do outro lado uma voz que eu tão bem conheço: a voz da minha Camila. "Mãe, vem-me buscar à escola agora se faz favor.", tento perceber o que se está a passar visto que é suposto ter aulas até mais tarde e não havia nenhum aviso que não haveriam aulas de tarde. Às questões "Estás bem? O que se passou?" só obtenho um "Vem-me buscar" com a voz sumida, aquela voz de quem está quase a começar a chorar. Desliguei o telefone e fui a voar até à escola, o caminho todo a pensar em todos os cenários do que podia ter acontecido para receber aquele telefonema. Quando lá cheguei, ela estava sentada num banco perto do portão com a professora de educação física. Aproximo-me delas e à primeira vista nada de errado com a Camila a não ser um ar muito encolhido. Diz-me a professora "Não esteja com esse ar tão preocupado mãe. Ela está bem. Ao que parece a Camila entrou para o clube das mulheres.". Nem queria acreditar no que estava a ouvir! A minha bebé a tornar-se numa mocinha! Ainda incredula dei um grande abraço à Camila que estava com um ar tão infeliz que só visto, com as lágrimas quase a cair e perguntei-lhe porque é que não me disse logo ao telefone o que se tinha passado. Vergonha, respondeu-me.

Viemos para casa as duas, pelo caminho ela foi desanuviando da "vergonha" (é que, coitadinha, com tanto dia para acontecer e com tanta hora do dia para acontecer, foi logo acontecer na aula de educação fisica em que ela tinha umas calças de cor clara vestidas) e eu a fazer um esforço enorme para não chorar. Um choro não de tristeza pois não há nada melhor do que ver os meus filhos crescerem, mas de nostalgia. Em casa lá lhe tive a explicar de novo (felizmente já tinhamos falado sobre o período antes) como é que isto funciona, o que significa e quais os cuidados que ela tem de ter. Acabou por ser uma tarefa mais simples do que eu estava a imaginar e ainda bem pois a Camila, como é a mais velha, acaba por ser um bocadinho a "cobaia" e num assunto tão importante como este queria mesmo estar à altura do desafio.

A professora foi mesmo uma querida com a Camila e ainda bem que assim foi.
A minha mãe quando lhe contei só dizia "coitadinha da minha menina, tão novinha ainda", o pai... Ai o pai... Quase que ficou branco com a noticia que a bebé dele se está a tornar numa mulher! Eu continuo a modos que incredula porque ela é ainda tão a minha bebé e sinceramente não estava à espera que acontecesse tão cedo. Mas pelo que li dos vossos comentários não é nada incomum acontecer com esta idade. Entretanto já marquei uma consulta com a pediatra para falarmos.
A Camila, passada a "vergonha" inicial, parece-me feliz com a entrada nesta nova etapa da vida dela. E ainda bem.
Como eles crescem rápido...

27 comentários:

Sofia disse...

Tadinha, é preciso ter azar. Podia ter acontecido num dia de calças de ganga.
Eu creio que já tinha os doze anos feitos há pouco, mas grande parte das minhas colegas já pertencia ao clube, por isso o caso da Camila não foi biologicamente muito cedo, se bem que para os pais acredito que pensem que é sempre cedo de mais.
Ainda bem que ela está contente e aceitar bem esta nova etapa da vida dela.
E a Clara? Está a gostar mesmo do quentinho ;)
Bjinhos

GAIA disse...

o meu foi aos 11 anos (e já lá vão tantos!!!) e ela está quase lá. é normal. a única coisa é que agora ela vai dar um pulo muito maior, em todos os sentidos... força!

Bekas C. disse...

Realmente... com tantos dias/horas para acontecer, foi um bocadito de azar!
;)

gralha disse...

Que emoção que deve ser! :) E que bonito ser na altura em que vai nascer a irmã mais nova (até ver!)

Não é assim tão cedo, as minhas primas tiveram aos 9.

beijinhos

Lil disse...

o meu foi aos 10 anos....no entanto no meio de tanto azar tive sorte que foi numa segunda de manha ainda em casa! lembro-me de chamar a minha mae, e a ela a explicar e eu a insistir com a minha " o mae mas vê melhor nao será outra coisa? isto eu nao quero!!"...

TorreDaVila disse...

eu não me lembro da idade qde qd me aconteceu... :S

mas veio-me logo o pensamento... a minha vai fazer 8...

Mary disse...

Também e lembro da minha altura, a vergonha que tive e já tinha 12 anos.
Imagino ela ainda mais novinha.

Ainda bem que o "susto e vergonha" passou, é mesmo assim, com amor e carinho dos pais, todas estas situações são ultrapassáveis.

Beijocas
Isa

Isabel disse...

tadinha, hora errada para acontecer não é?
está a crescer a tua princesa...
um beijinho

Bala disse...

Ainda bem que agora a "coisa" já está mais fácil.
É um instante enquanto elas se habituam a essas "novidades".

De facto foi pena ter acontecido numa aula de ginástica mas, deixa lá, diz-lhe que há coisas piores.

E a mana, continua no quentinho e sem dar sinais de querer sair?

Bjinhos

Xana disse...

Parabéns á Camila. E o tempo passa tão depressa que até a assusta. Eu só tive aos 14 anos.
Agora com duas ninas até temo esse dia, aí é que deixam mesmo de ser bebés.
Jinhos
Xana

Carla Santos disse...

comigo foi aos 11 anos, acho cedo demais mas nestas coisas ninguém manda não é ?
muitos beijinhos à mocinha ai de casa :)

Cleo disse...

Ainda bem que a Camila aceitou tudo muito bem!! :)
A mim aparecu-me na festa de Aniversario do meu irmão e estava eu com calças brancas com toda a familia a ver. Foi um dia que me marcou muito!
Mas agora... não fica estranho dizer que vai levar a Camila ao Pediatra?!?!?! hehehehe ela já tá uma mulherzinha :D

Beijos e muitas felicidades para todos

MC disse...

tenho uma amiga que teve o seu primeiro período com 9 anos acabadinhos de fazer. era uma criança e continuou a sê-lo, simplesmente começou a menstruar.

eu só tive aos 13 e ainda bem ;)

mas não deixa de ser um marco na vida de uma mulher.

um bj para a tua bebé grande!

CLS disse...

Meu Deus, elas crescem mesmo, nem quero pensar quando acontecer o mesmo à minha Camila! Também eu tive uma situação embaraçosa, foi o meu irmão mais novo, com 7 anos, que viu que eu estava suja e foi um rol de perguntas sem fim, eu tinha 11 anos.
E a Conchinha, não sai do casulo?!
Beijinhos e tudo a correr bem!

gaiatA disse...

Mas o x0r peri0do g0sta de pregar essas partidas.. Eu também estava c0m umas calças claras, brancas do karaté e fiquei t0da suja.. Imagina c0mo não f0i chato.

Ainda bem que ela já está mais c0ntente p0r ter entrado neste n0vo ciclo..

Mil beijOs*

Catarina disse...

Parabens á Camila!
Parabens parabens por já pertencer ao club ads mulheres ehehehe
beijocas grandes

anaguieiras disse...

A Camila entrou numa nova fase da vida.... é... realmente o tempo passa muito rápido. A tua menina, o teu primeiro bebé.... já está uma mulherzinha. Lindo!!!

Eu tive aos 12 anos.... e nunca mais me esqueço este dia, pois passei o dia na escola a contorcer-me de dores....foi muito mau, mas aparecer, aparecer, foi em casa ao fim do dia....... a minha mãe e a minha irmã (que é mais velha que eu) estavam num alvoroço e eu aflita com dores...eheheheh!!!

Beijos
Ana
familiateixeira.blogs.sapo.pt

Cláudia, a mamã da Daniela disse...

a mim também me apareceu nessa idade. Na altura, fiquei toda contente, porque significava que já era "grande"!Lol

Depois é que percebi que "aquilo" aparecia todos os meses e que era uma grande chatice!

Imagino a reacção do pai!!!!
Nunca estão à espera!

Tranças disse...

Olá, eu também tive o periodo aos 10, por sorte estava em casa e sozinha. A minha mãe tinha ido às compras...chamei uma amiga da mesma idade...disse-me que também lhe tinha aparecido no mês passado, fiquei mais descansada, já não era a unica. Quando a minha mãe chegou e lhe contei, fartei-me de chorar... pois achava que era muito cedo, mas acabei por me habituar à ideia...não tive outro remédio. E olha que naõ altura os nossos pensos eram horrorosos, hoje em dia as coisas são diferentes.lololo


jocas

Mae Princesa disse...

Ohh....Como foi cedo deixou-a triste...Eu já andava ansiosa pois fui a ultima do meu grupo de amigas. Mas depressa se habitua...Pediatra???É melhor começares a esquecer com ela, ela já é uma mulher mãmã!!!!Bjo!

Mary / Baby boom disse...

tadinha! :)
a mim foi aos 12.....na praia!!!!! é muito cedo de facto...
mas tb achei piada a essa do pediatra:) agora se calhar é mais ginecologista :D
Beijos!!

Mary

Carla Isabel disse...

Olha a mim também aconteceu numa aula de eduação fisica e eu tinha vestido um fato de treino azul turquesa LOL, lembro-me como se fosse hoje!
Mas acho que no "nosso"tempo tudo era diferente...a minha mãe limitou-se a dar-me os pensinhos e dizer que era normal!

Agora estamos mais presentes na vida dos nossos filhos!!!!

Agora a Camila já é uma senhorita!!!!Um beijinho grande nela!

Bjs

dangerously in love disse...

Bem... de menina a mulher...O meu deu sinal de vida um mês antes de fazer os 12, mas tenho uma amiga que teve aos 10 como a Camila... Ainda bem que ela compreendeu...beijocas

Ana Fundo disse...

Parabéns à Camila, mais uma etapa ultrapassada.
A minha Inês está com 12 anos e meio e ainda não lhe apareceu o periodo, anda toda triste pq ainda não apareceu!!!
E boa sorte para o nascimento da Conchinha :-)
Beijinhos

anafundo@gmail.com

o segredo da lua disse...

ola ;)
O meu veio ainda estava na escola primaria, mas penso que ja tinha feito 10 anos e o que custa mais é o gozo dos rapazes... espero que a camila nao passe por isso.

Bjinhos

Patrícia disse...

Ao ler o teu post não consegui conter as lágrimas...
É um acontecimento natural, mas não deixa de ter a sua importância!
Já tens uma mulherzinha em casa.
A vossa "bebé" já é uma mulherzinha...
Bjs

Kya disse...

Sou mais uma no "clube" dos 10 anos... e estava longe da minha mãe, de férias com os meus avós, pelo que a vergonha me impediu de contar fosse a quem fosse. Andava sempre a correr para a casa-de-banho, a pôr papel higiénico nas cuecas... chorava às escondidas... até que conseguisse que o meu avô me levasse ao trabalho dele e me pusesse a falar ao telefone com a minha mãe foi uma tortura! E com tanta vergonha lhe pedi que não dissesse a ninguém e mal chego a casa, os meus tios fizeram-me uma festa (horrível!) por já ser "mulher"... qual mulher, qual carapuça! Durante meses (anos?) chorava dias inteiros até aquilo passar... nem quero imaginar a minha princesa, que me parece estar a desenvolver muito depressa também, a passar por estas coisas :( como te entendo...! Bjs pra Camila e pra ti, mamã! (o papá que se controle lol)