
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
É sempre complicado quando um momento de grande felicidade se torna num momento de muita preocupação. Não têm sido dias muitos fáceis mas estamos esperançosos que muito em breve estes dias sejam substituidos por dias de felicidade e menores preocupações.
A nossa casa ainda não se encontra completa pois a Francisca ainda está internada mas tem feito bons progressos e estamos muito contentes e sentimo-nos extremamente abençoados por isso. É uma verdadeira lutadora e não podiamos estar mais orgulhosos dela.
A Adriana está em casa há já uma semana e estamos em processo de adaptação. É uma bebé maravilhosa, basta estar de barriguinha cheia e bem aconchegada no sossego do quarto para estar satisfeita. Não fosse nesta casa ser muito dificil de haver sossego e era uma bebé perfeita! E realmente esse tem sido mesmo um dos nossos maiores problemas nesta altura, principalmente ao final da tarde, hora em que os irmãos chegam a casa e se acaba o sossego. Acabamos por ter uma bebé com dificuldade em manter-se sossegada e que fica muito maldisposta. Não têm sido os finais de tarde mais fáceis mas também não posso silenciar os miúdos e sei que em breve a Adriana se vai habituar aos barulhentos que temos cá por casa. Tem dado umas noites boas: muitas das vezes não acorda por si só para mamar e não tem dificuldade nenhuma em voltar a dormir. Os manos têm aproveitado todas as oportunidades para a encherem de mimos e estão ansiosos por terem a Francisca em casa para poderem dar-lhe todos os mimos que merece.
Só falta mesmo termos a Francisca finalmente em casa!
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
O pai.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Maleitas
Nunca há uma boa altura para ficarem doentes mas esta não veio mesmo nada a calhar! E só espero que nenhum dos outros fique doente também e que isto passe rápido.
sábado, 14 de novembro de 2009
Matemática
"Mãe... estive a pensar, o nosso carro dá para 9 pessoas. Nós somos 8 e com as manas somos 10 e fica a faltar um lugar. Quando formos sair todos posso ir lá atrás (leia-se bagageira) e cabemos todos. Posso posso mãe?"
E pronto, estamos eu e o pai a preocupar-nos com a logistica no carro em vão! Assunto resolvido, ele até nem se importa nada de lá ir atrás!
Nota máxima na matemática e, sem dúvida alguma, na criatividade!!
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
36 semanas (e 2 dias)
O berço já está montado e arrumado, as roupinhas já foram todas lavadas, passadas e arrumadas nas gavetas, as malas já estão prontas, as roupas dos miúdos também já estão organizadas para os dias em que não estiver em casa, as indicações estão todas dadas e já estamos todos em modo alerta para o grande momento. Agora só falta mesmo chegar o grande momento!
Estamos todos bastante ansiosos pela chegada das duas princesinhas. Os irmãos estão todos em pulgas para as conhecerem e até já "discutem" entre eles quem vai ser o/a primeiro/a a pegar nelas. Não há dúvida nenhuma de que estas pequeninas já conquistaram os irmãos e ainda nem vieram ao mundo!
Não podia estar mais feliz com a família que construimos!
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Com muito amor
Não nos privamos por completo de pequenos prazeres como ir ao cinema, jantar fora ou até mesmo ir ao cabeleireiro pois também fazem falta de vez em quando mas somos bastante moderados nestas questões e, até mais ver, somos felizes com estas escolhas.
Financeiramente, uma casa cheia de criança faz-se com alguma ginástica e prioridades bem definidas.
Na questão da atenção dispendida a cada um deles, no nosso caso, tentamos dar o máximo de atenção possivel a cada um deles. Se me perguntarem se damos a mesma atenção a cada um como se fossem filhos únicos ou se só fossem dois, a resposta é negativa. Não damos a mesma atenção mas não damos menos atenção do que cada um precisa para crescer feliz e saudável. Temos a nosso favor o eles irem dando atenção uns aos outros - sabendo nós que esta atenção não substitui a atenção dos pais - e serem bastante compreensivos com as alturas em que não podemos, por alguma razão, dispender tanta atenção quanto eles gostariam naquele momento. Tentamos organizar os nossos dias de forma a que tenhamos sempre tempo de conversar uns com os outros e para fazermos as coisas com o máximo de calma possível, aproveitamos cada momento que se proporcione para estar com eles, individualmente ou com todos ao mesmo tempo.
Tenho noção de que sou muito abençoada por ter a possibilidade de ter a casa cheia de crianças. E isto deve-se em grande parte ao facto de ter um marido que é muito presente na educação e no cuidar dos filhos - dividindo as tarefas da casa e do cuidar dos miúdos entre os dois, torna tudo muito mais simples e menos desgastante, dando-nos mais tempo de qualidade com os miúdos e para nós dois. Para além dele, a ajuda dos meus pais é extremamente importante - entre muitas outras coisas, passo muito menos tempo na cozinha pois a minha rica mãe muitas vezes cozinha cá para casa e poupo algum tempo em deslocações para ir buscar/levar os miúdos com a ajuda do nosso motorista preferido, o meu pai. Claro que não me posso esquecer da ajuda dos meus sogros que, embora longe, estão sempre a postos para qualquer eventualidade.
Quando me perguntam como é que consigo, a resposta é invariavelmente a mesma: com muito amor.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
34 semanas
A ansiedade por aqui é muita mas ainda temos tanto por fazer antes das bebés nascerem... Ainda falta muita coisa por organizar mas a ver se não passa deste fim de semana para ficar mais descansada e saborear o final desta gravidez que (uma vez mais) passou a correr!
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Os dias não tem mesmo sido faceis cá por estes lados: o pai não está por cá e tenho a minha grande ajudante - a minha mãe - doente (nada de muito grave graças a Deus). Como tal, tenho de ser eu a fazer tudo, com a "agravante" de ter de ajudar na casa dos meus pais porque senão a senhora não descansa e isto em final de gravidez não vinha mesmo nada a calhar. Mas é assim que é e é com isso que tenho de dar o meu melhor.
Isto de sermos uma familia grande é muito giro mas sem ajudas não é pera doce não! Estou até a pensar em rifar os miúdos durante este período sem ajudas. Será que alguém está disposto a acolher umas pestinhas.... errr... Quero dizer, uns anjinhos muito bem comportados?
Não posso deixar de agradecer - embora com muito atraso - os vossos votos de melhoras à Beatriz e os votos de feliz aniversário aos aniversariantes!
Fazendo um pequeno apanhado do que se tem passado:
O mês de Agosto demorou uma eternidade a passar! Foi precisa muita paciência e imaginação para tentar tornar os dias o menos aborrecido possivel para a Beatriz e ajudar a atenuar o calor, as dores, a impaciência... Para a Beatriz foi "o pior verão de sempre". Os manos - com excepção da Concha - aproveitaram a praia na companhia dos avós e do pai e acabaram por se divertir bastante.
No geral os miúdos estão crescidos. Crescem do dia para a noite. A Concha está um terror, não pára quieta e todos os olhos são poucos para a vigiar. Está a antibiótico, uma otite chata que nos tem dado umas noites más. Isso e o nariz sempre a escorrer. E o que esta pequena berra por lhe limpar o nariz. E o frio que ainda não chegou a sério e que eu espero que seja gentil para com as crianças que eu cá não gosto nada de as ver doentes e passamos muito bem sem idas ao médico e à farmácia.
Os gémeos continuam umas pestinhas de primeira. Mas são tão engraçados e amorosos que por vezes é-me dificil manter-me seria a ralhar com eles. Todos os dias se saiem com umas saídas tão engraçadas e esta minha cabeça de vento não as fixa o tempo suficiente para pelo menos as escrever aqui.
O Tomás continua a adorar a escola e a sua nova paixão é ler. Quem o quer ver agora é com o nariz enfiado num livro.
A Camila tem sido a minha grande ajuda com a casa e com os pequenos. E não consigo não sentir que exijo demasiado dela. Ainda ontem me chateei com ela por ela estar sentada a ver tv em vez de estar a ajudar os irmãos a arrumar os brinquedos... Não foi um momento muito feliz da minha parte. Acabou por me responder torto - coisa que ultimamente tem acontecido muito, fase chata esta! - e ainda é que ficou tudo estragado. Resultado, televisão desligada e foi mesmo ajudar a arrumar as coisas.
Com a gravidez está tudo a correr muito bem. Pela amostra que estas duas pequenas dão, vamos ter cá por casa duas bebés muito activas (no que nos fomos meter, é so o que me ocorre pensar nestes dias de maior cansaço). Os miúdos adoram senti-las mexer e estão ansiosos por as conhecer. Eu também. Sei que vou ter saudades da barriga e de as sentir mexer dentro de mim mas estou com vontade de as pegar ao colo e de as olhar.
No meio deste caos todo deixei de ter tempo para aqui vir contar as novidades... Será que é desta que consigo ser mais assidua? A ver vamos...
domingo, 13 de setembro de 2009
Arranque do ano lectivo
As mochilas prontas e arrumadas junto à porta, à espera de amanhã de manhã.
Amanhã o despertador toca cedo para dar inicio a mais um ano escolar. Um ano que esperamos que corra bem e que traga muitos e novos conhecimentos aos nossos pequenos estudantes.
Um bom ano lectivo!
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Girl Power!
terça-feira, 1 de setembro de 2009
domingo, 23 de agosto de 2009
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
7 anos!!
terça-feira, 21 de julho de 2009
20 semanas!
terça-feira, 7 de julho de 2009
Um enorme susto!!
terça-feira, 30 de junho de 2009
De volta!
quarta-feira, 20 de maio de 2009
11 semanas e 1 dia
terça-feira, 19 de maio de 2009
Provas de "Aflição"
domingo, 10 de maio de 2009
E lá vai ela!
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Orgulho!
As notas da Beatriz: Língua Portuguesa - Muito bom; Estudo do Meio - Muito bom; Matemática - Muito bom. Na folha da avaliação escolar do período lectivo lê-se: a Beatriz é uma boa aluna, sabe trabalhar e sabe organizar correctamente os seus trabalhos escolares, esforça-se por aprender e sobretudo por apresentar bem as suas tarefas. Não revela dificuldade de aprendizagem em nenhuma área de estudo e consegue acompanhar muito bem os conteúdos programáticos. A aluna está a atingir muito bem os objectivos propostos, mostra-se muito activa e colaboradora na sala de aulas. Deve, no entanto, manter-se mais concentrada e menos faladora pois necessita de estar preparada para uma turma de 5º ano. Muito orgulho que temos nesta nossa tagarela irrequieta que, aproveitando o seu potencial, tem sido uma óptima aluna.
Do Tomás a informação que temos é: Língua portuguesa: O Tomás atingiu as competências essenciais para este período. Conhece todas as letras do alfabeto. Lê textos com facilidade e com correcção. Completa frases com lacunas referentes ao texto apresentado. Ordena palavras formando frases; Estudo do meio: Tem bom aproveitamento, revelando interesse por todas as actividades propostas; Matemática: identifica os números até ao 18, calcula somas e diferenças sem transporte, resolve pequenas situações problemáticas. Apreciação global: O Tomás é um aluno muito interessado e com boas capacidades na aprendizagem, tem facilidade em executar as tarefas propostas e tem aproveitamento escolar excelente. Como observações: Parabéns Tomás pelo teu excelente aproveitamento escolar e bom comportamento. Continua assim! E o que dizer do nosso timido menino? Um bom aluno feliz que nos deixa muito orgulhosos.
Sentimos um orgulho imenso nos 3 estudantes, aliás, nos 5, porque têm aproveitado bem as suas capacidades e inteligência e isso reflecte-se nas avaliações e no seu desenvolvimento. Como lhes costumamos dizer não queremos que eles sejam os melhores, nem temos pretensões de que eles são os melhores, apenas queremos que sejam felizes e que dêem o seu melhor naquilo que fazem e isto não se aplica só à escola.
domingo, 3 de maio de 2009
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Um bebé...
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Em jeito de telegrama...
terça-feira, 7 de abril de 2009
Da novidade...
segunda-feira, 6 de abril de 2009
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Do parto da Concha
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Ferias e avós
terça-feira, 31 de março de 2009
"Hora do Planeta"
segunda-feira, 30 de março de 2009
Oferecem-se...
Haja paciência e muita imaginação!
Aniversário da Camila
sexta-feira, 27 de março de 2009
sexta-feira, 20 de março de 2009
Do dia do pai
quinta-feira, 19 de março de 2009
sábado, 14 de março de 2009
quinta-feira, 12 de março de 2009
Nostalgia
Esta musica, embora escrita da optica de um pai, reflecte este meu sentimento. Gosto mesmo muito desta musica...
quarta-feira, 11 de março de 2009
Agradecimento
segunda-feira, 9 de março de 2009
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Há um ano atrás...
Foi num abrir e fechar de olhos que tudo aconteceu. Nunca, em momento algum, imaginei que viesse a ter a minha filha numa ambulância a caminho do hospital e sei que fomos verdadeiramente abençoadas por termos apanhado uns bombeiros com alguma experiência e que não se atrapalharam com a rapidez com que a Concha chegou ao mundo.